Logo R-project Ícone

R-project Versão 2.12.2 Gratuito

31.35 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em: 31/05/2011 The R Foundation for Statistical Computing
21K
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+1 Comentários
  • Foto de Vinicius Brito Rocha
    Vinicius Brito Rocha 22 de junho de 2009 - 19:02
    10
    Nota Excelente!
    O R é um dos softwares estatísticos mais poderosos que existem atualmente, a previsão é que supere o SAS (dono do mercado) em aproximadamente 3 anos. É gratuito, e é amplamente difundido na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Recentemente teve uma materia publicada no New York Times e possui certificação do FDA americano. Atualmente está na versão 2.9

Descrição

Rodrigo Prada
Programa bastante preciso e cheio de recursos para gerar gráficos de praticamente todos os gêneros

Não são raras as vezes que o usuário precisa contar com um programa para a plotagem de gráficos não lineares. Também é fácil se deparar com representações pobres do que se espera por programas que simplesmente não dão conta do recado. R é um projeto sem fins lucrativos que pretende oferecer diversas novas formas de plotagem gráficas sem que você precise gastar nada para isso.

Muito Apoiado


Mesmo contando com um apoio visual, R se baseia principalmente em linhas de comando para expressar as sentenças de seus gráficos. Ao invés de apenas combinar dimensões, este programa permite que o usuário edite uma série de preferências para criar gráficos verdadeiramente inovadores. Não é à toa que o projeto tem sido apoiado por diversas instituições sérias de ensino superior do mundo inteiro, inclusive algumas brasileiras como a USP e a UFPR.

Alguns exemplos.

Um manual completo em inglês acompanha o programa para que você fique ciente de todos os comandos e de como aplicá-los na opção “Manuais” dentro de “Ajuda”. Para ver uma breve demonstração da variedade de funções que R é capaz de reproduzir, digite o seguinte comando: “demo (graphics)” sem as aspas. Em seguida pressione a tecla Enter para mudar de exemplo. Mapeamentos topográficos, mapas de densidade, gráficos esféricos e com cores e modelos variados lhe mostram tudo que R é capaz.

Nossa Opinião sobre o R-project

A riqueza de recursos que R oferece é impressionante e deve atender a todas as suas expectativas quanto a um ótimo programa para a plotagem de gráficos, mas apenas em duas dimesões. Por utilizar as linhas de comando para definir todas as suas características, o software será preciso, mas pouco intuitivo para os usuários que não compreendam este sistema. Também é direcionado para estudantes acadêmicos e de pós-graduação, sendo pouco recomendável para estudantes do ensino fundamental e médio pela sua complexidade.

Prós & Contras

Prós

  • Muitos recursos
  • Gráficos de diversos gêneros
  • Preciso

Contras

  • Pouco intuitivo
  • Apenas gráficos 2D
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o R-project

+1 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!